Nana Datto explica: o que é propósito de vida e como encontrá-lo em sua jornada

o que é propósito de vida e como encontrá-lo em sua jornada

Qual o seu propósito de vida? Responder a essa pergunta pode ser angustiante para as pessoas que associam o termo a um legado grandioso, que vai impactar a vida de milhares de pessoas. Afinal, a maioria de nós tem uma vida comum, rotineira e sem acontecimentos que vão mudar o mundo. Isso significa falta de propósito?

A palestrante Nana Datto desmistifica essa crença. “Propósito de vida tem a ver com o que você almeja para sua vida, o que te trará felicidade, integridade e realizações. Relaciona-se ainda com seus valores pessoais, com quem você é de verdade e qual legado e/ou marca você quer deixar no mundo. Não necessariamente é algo extraordinário, mas um legado que transforme a sua vida e de quem está à sua volta”, exemplifica. 

É o caso da professora que alfabetiza crianças como missão ou o padeiro que busca sempre fazer o melhor pão para alegrar as manhãs dos clientes. São propósitos simples, bem definidos e que melhoram a vida de muita gente. 

“Na maioria das vezes o propósito de vida está ligado a uma ação constante, como ajudar ao próximo sempre que der e como puder, trabalhar em prol de alguma causa ou ser  exemplo de honestidade e amor dentro da sua própria casa, para que seus familiares se espelham em você. Não há certo ou errado quando falamos de propósito de vida, como também não há um propósito mais importante do que o outro. Somos únicos e temos nosso propósito de vida individual, mas de muita importância para o coletivo”, explica.

Palestras incentivam reflexão

Ajudar as pessoas a descobrirem qual seu propósito de vida é o tema de uma das palestras do portfólio de Nana Datto. Ela começou a estudar o assunto a partir da própria experiência como pessoa com deficiência (PCD). “A deficiência não necessariamente tem a ver com o propósito de vida das PCDs, mas comigo tem total ligação, uma vez que por meio dela eu amadureci muito cedo e descobri meu desejo de fazer a diferença no mundo, de usar minha voz e minha história para lidar com pessoas e pedir inclusão de verdade, empatia e respeito”, conta.

Nana descobriu precocemente seu caminho pois sempre se sentiu confortável em falar com as pessoas e despertou cedo para as consequências da injustiça e da discriminação. “Desde muito nova eu sofria preconceito e me incomodava com os olhares sobre mim. Meu propósito de vida me fez ter coragem de encarar situações preconceituosas e seguir na luta. Contar minha história faz parte dessa jornada, assim como minha carreira como palestrante, que me permite levar essa mensagem a mais pessoas”, diz. 

Como descobrir seu propósito de vida?

Nana revela que é preciso uma boa dose de autoconhecimento e abertura para o assunto. Em  suas palestras, ela convida os participantes a refletirem sobre quem são e o legado que querem deixar para as pessoas que amam e para o mundo. “Não é fácil, não é rápido, mas traz muito mais sentido para a vida.”

O foco no propósito de vida também dá forças para superar os momentos ruins. “Uma boa dica para encontrar o propósito de vida é observar os momentos em que você se sente bem e completo e refletir sobre os motivos que despertam tais sentimentos”, diz. 

Na palestra sobre propósito de vida ela conta experiências reais e convida os participantes a refletirem sobre o tema a partir das histórias. “Por meio do autoconhecimento e do entendimento do nosso papel, conseguimos seguir a vida de maneira feliz, sábia e empática. Compreendendo que vivemos e somos seres coletivos e que precisamos sim buscar e lutar por um mundo mais inclusivo, igualitário e empático.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email